Defesas 2024
Defesa: Junho/2024
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO”
Defesas 2023
Defesa: Dezembro/2023
Orientador (a): Antonio Carlos Pedroza
Titulo: “CONSTRUÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DE MOVIMENTOS ACELERADOS EM AMBIENTES NÃO CONVENCIONAIS”
Defesa: Junho/2023
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes De Amorim
Titulo: “TECNOLOGIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROSTÁTICA”
Defesa: Maio/2023
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA ÓPTICA ANCORADA NA TEORIA DE INSTRUÇÃO DE BRUNER: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E FRAGMENTOS HISTÓRICOS”
Defesa: Maio/2023
Orientador (a): Marcello Ferreira
Titulo: “A SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COMO TECNOLOGIA DIGITAL PARA ORGANIZAÇÃO AVANÇADA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO EFEITO FOTOELÉTRICO”
Defesa: Abril/2023
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “A DESCOBERTA DA NATUREZA ELÉTRICA DOS RAIOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-INVESTIGATIVA”
Defesa: Abril/2023
Orientador (a): Olavo Leopoldino Da Silva Filho
Titulo: “ENSINO DE ESTÁTICA PARA ESTUDANTE COM NEURODIVERGÊNCIA FUNDAMENTADO EM VYGOTSKY E AUSUBEL”
Defesa: Abril/2024
Orientador (a): Adriana Pereira Ibaldo
Titulo: “A Termodinâmica e a obesidade: uma proposta de sequência didática significativa”
Defesas 2022
Defesa: Dezembro/2022
Orientador (a): Wytler Cordeiro dos Santos
Titulo: “A eficiência energética das lâmpadas: uma sequência de ensino investigativo sobre eletricidade no 9º ano”
Defesa: Junho/2022
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “COMPREENSÃO DA GRAVIDADE ATRAVÉS DO TRATAMENTO ASTRONÔMICO DAS IMAGENS DAS LUAS GALILEANAS EM SALA DE AULA”
Defesa: Maio/2022
Orientador (a): Marcello Ferreira
Titulo: “Ensino e aprendizagem de força mediado por tecnologias digitas: análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio.”
Defesa: Maio/2022
Orientador (a): Olavo Leopoldino da Silva Filho
Titulo: “ENSINO INTERDISCIPLINAR DA FOTOSSÍNTESE: INTERFACES ENTRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA E AS COMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO.”
Defesa: Março/2022
Orientador (a): Antony Marco Mota Polito
Titulo: “Instrumento Didático para Ensino de Conceitos de Movimento Harmônico Simples e Movimento Circular no Contexto da Aprendizagem Significativa Ausubeliana.”
Defesa: Janeiro/2022
Orientador (a): Marcello Ferreira
Titulo: “Compreensão do conceito de momento de uma força: aplicação no cálculo de estruturas na educação profissional de jovens e adultos”
Defesa: Janeiro/2022
Orientador (a): Antonio Carlos Pedroza
Titulo: “UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ONDULATÓRIA COM APLICAÇÃO NO ENSINO PRESENCIAL E NO REMOTO.”
Defesas 2021
Defesa: Outubro/2021
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “BURACOS NEGROS – UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM FORMA DE UEPS PARA O ENSINO MÉDIO”
Defesa: Setembro/2021
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “CONCEITOS DA FÍSICA QUÂNTICA VERSUS A PSEUDOCIÊNCIA – UMA PROPOSTA DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO”
Defesa: Julho/2021
Orientador (a): Fábio Ferreira Monteiro
Titulo: “SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: TÓPICOS DO MAGNETISMO NO ENSINO REMOTO UTILIZANDO FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE”
Defesas 2020
Defesa: Agosto/2020
Orientador (a): Marcello Ferreira
Titulo: “Astronomia no Ensino Médio: uma abordagem simplificada a partir da teoria da relatividade geral”
Defesa: Agosto/2020
Orientador (a): Marcello Ferreira
Titulo: “Da Ótica ao eletromagnetismo: uma proposta de ensino investigativo sobre a luz e seus impactos tecnológicos”.
Defesa: Agosto/2020
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “Introdução ao ensino de óptica por meio de uma oficina de fotografia potencialmente significativa”
Defesa: Janeiro/2020
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “ESPAÇO-TEMPO EM MECÂNICAS: CRÍTICA A ABORDAGEM USUAL DOS LIVROS DIDÁTICOS E UMA PROPOSTA DE UEPS PARA O ENSINO MÉDIO”
Defesas 2019
Defesa: Dezembro/2019
Orientador (a): Fábio Menezes de Souza Lima
Titulo: “Inércia e a 1ª Lei de Newton: Potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa”
Defesa: Dezembro/2019
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “Uma proposta para o uso de jogos no ensino de cinemática para o nono ano do ensino fundamental”
Defesa: Dezembro/2019
Orientador (a): Olavo Leopoldino da Silva Filho
Titulo: “Utilização do pêndulo duplo no ensino de conceitos básicos da teoria do caos determinístico no ensino médio: uma proposta de ensino potencialmente significativa”
Defesa: Dezembro/2019
Orientador (a): Roseline Beatriz Strieder
Titulo: “Desmistificando a neutralidade da ciência e da tecnologia: uma proposta sobre nanociência”
Defesa: Setembro/2019
Orientador (a): Antony Marco Mota Polito
Titulo: “Geração e Detecção de Campos Eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla: uma Proposta de Ensino a partir de Organizadores Avançados Ausubelianos”
Defesa: Agosto/2019
Orientador (a): Olavo Leopoldino da Silva Filho
Titulo: ” Comunidades Investigativas no Ensino de Física: uma abordagem interdisciplinar da radiação do corpo negro “
Defesa: Julho/2019
Orientador (a): Wytler Cordeiro dos Santos
Titulo: “Guia Metodológico para o Ensino de Física, usando a Experimentação, aplicado aos Alunos com dificuldade no Aprendizado”
Defesa: Julho/2019
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “A Ficcionalização da Ciência como Recurso Didático no Ensino Médio: Investigando Tópicos de Relatividade do De Lorean à USS Discovery”
Defesa: Junho/2019
Orientador (a): Marcello Ferreira
Titulo: “Ensino de Óptica Geométrica apoiado por Mobile Games”
Defesa: Junho/2019
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio”
Defesa: Fevereiro/2019
Orientador (a): Roseline Beatriz Strieder
Titulo: “Nanociência no Ensino Médio: potencialidades da Educação CTS”
Defesas 2018
Defesa: Dezembro/2018
Orientador (a): José Leonardo Ferreira
Titulo: “Astronomia no Ensino Médio: Construção e Experimentação da Luneta Galineana “
Defesa: Dezembro/2018
Orientador (a): Olavo Leopoldino da Silva Filho
Titulo: “O Atomismo na Física do Ensino Médio “
Defesa: Dezembro/2018
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de Cosmologia no Ensino Médio”
Defesa: Dezembro/2018
Orientador (a): Olavo Leopoldino da Silva Filho
Titulo: “Proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa em busca de um ensino crítico de física de partículas no 3º ano do ensino médio”
Defesa: Dezembro/2018
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “Projeto de Iniciação Científica para Alunos do Ensino Médio”
Defesa: Dezembro/2018
Orientador (a): Roseline Beatriz Strieder
Titulo: “Alfabetização Científica: perspectivas para as séries iniciais”
Defesa: Dezembro/2018
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “Proposta de uma UEPS para Ensinar Física de Partículas através de Jogos de Cartas “
Defesa: Julho/2018
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “Micro Usina Solar e o Efeito Fotovoltaico para Alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio “
Defesa: Julho/2018
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “Games Digitais: Uma Abordagem de Física de Partículas Elementares no Ensino Médio”
Defesa: Julho/2018
Orientador (a): José Felippe Beaklini
Titulo: ” Desenvolvimento e Utilização de Simulações no Ambiente Scratch para o Estudo de Soma e Decomposição vetoriais e Movimento de Lançamento Oblíquo Como Incentivo à Autonomia do Estudante “
Defesa: Julho/2018
Orientador (a): José Felippe Beaklini
Titulo: ” Física Médica Aplicada ao Ensino de Física das Radiações: Um Relato de Experiência na Criação e Aplicação de Uma Sequência Didática Para o Ensino Médico Utilizando TICS “
Defesa: Julho/2018
Orientador (a): Ademir Eugênio de Santana
Titulo: “Banda sustentável: confecção de instrumentos musicais no ensino de acústica”
Defesa: Julho/2018
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “Construção e Utilização do Mangá para o Ensino de Magnetismo para a 3ª Série do Ensino Médio”
Defesa: Junho/2018
Orientador (a): Fábio Ferreira Monteiro
Titulo: “A utilização de material paradidático no ensino dos conceitos iniciais de Óptica Geométrica”
Defesa: Junho/2018
Orientador (a): Adriana Pereira Ibaldo
Titulo: “Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos”
Defesa: Junho/2018
Orientador (a): Antony Marco Mota Polito
Titulo: “Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental – os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar”
Defesa: Junho/2018
Orientador (a): Maria de Fátima da Silva Verdeaux
Titulo: “Proposta de uma UEPS para ensinar efeito fotoelétrico no Ensino Médio”
Defesa: Junho/2018
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “A utilização dos 3 MP para abordagem da temática ambiental no currículo de Física da Educação Básica – os rios voadores da Amazônia e o ciclo da água “
Defesa: Março/2018
Orientador (a): Ivan Soares Ferreira
Titulo: “O ensino de mecânica no contexto do movimento dos animais com auxílio da robótica “
Defesa: Março/2018
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: ” Proposta de ensino de Física em espaço não formal : uma aula de mecânica no parque de diversões”
Defesas 2017
Defesa: Agosto/2017
Orientador (a): José Leonardo Ferreira
Titulo: “Física dos gases ionisados: uma proposta para introdução de conceitos e experimentos para estudo do quarto estado da matéria – o plasma no Ensino Médio”
Defesa: Fevereiro/2017
Orientador (a): Eliana dos Reis Nunes
Titulo: “A produção e utilização de vídeos redublados como ferramenta mediadora no Ensino de Física”
Defesa: Janeiro/2017
Orientador (a): Maria de Fátima da Silva Verdeaux
Titulo: “Mapas conceituais como instrumento avaliação em de estudos de termodinâmica no ensino médio”
Defesas 2016
Defesa: Dezembro/2016
Orientador (a): Maria de Fátima da Silva Verdeaux
Titulo: “Construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre conceitos da eletrodinâmica”
Defesa: Dezembro/2016
Orientador (a): Wytler Cordeiro dos Santos
Titulo: “Construção de instrumentos de observação astronômica para o ensino de óptica geométrica”.
Defesa: Dezembro/2016
Orientador (a): Fábio Ferreira Monteiro
Titulo: “Elementos de eletrodinâmica associados aos aspectos gerais do Lago Paranoá”.
Defesa: Dezembro/2016
Orientador (a): Maria de Fátima da Silva Verdeaux
Titulo: “Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativa”
Defesa: Dezembro/2016
Orientador (a): Fábio Ferreira Monteiro
Titulo: “Utilização de vídeos e softwares para o ensino de movimento harmônico simples, interferência em ondas e efeito Doppler”
Defesa: Dezembro/2016
Orientador (a): Fábio Ferreira Monteiro
Titulo: “GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO”
Defesa: Dezembro/2016
Orientador (a): Olavo Leopoldino da Silva Filho
Titulo: “O uso de recursos da plataforma moodle no ensino de ondulatória e acústica a turmas de segunda série do ensino médio.”
Defesa: Agosto/2016
Orientador (a): Antony Marco Mota Polito
Titulo: “.Aplicação do monocórdio e o uso de elementos musicais perceptuais como estruturantes para o ensino de conceitos da física ondulatória”
Defesa: Agosto/2016
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos.”
Defesa: Maio/2016
Orientador (a): Eliana dos Reis Nunes
Titulo: “Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual.”
Defesas 2015
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): José Felippe Beaklini
Titulo: “Desenvolvimento de guias didáticos para a utilização de objetos de aprendizagem.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “Modulo didático para o ensino de física na EJA a partir do tema gerador : “o eletromagnetismo e o problema das ligações clandestinas de energia elétrica”.
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “A importância do uso de cartuns como ferramentas auxiliares no ensino de conceitos de mecânica quântica no ensino médio.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Eliana dos Reis Nunes
Titulo: “Usando os projetos de trabalho na educação de jovens e adultos : um estudo de caso para a 3ª etapa do 3º segmento.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Antony Marco Mota Polito
Titulo: “Modelagem teórica e experimental da dinâmica de corpos rígidos em superfícies com atrito aplicada ao ensino do conceito de energia e suas transformações.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “Teoria da relatividade restrita e geral ao longo do 1º ano do ensino médio : uma proposta de inserção.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): José Leonardo Ferreira
Titulo: “Conceitos de Física por meio do lançamento de foguetes de garrafa PET : uma proposta de transposição didática no ensino médio.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Eliana dos Reis Nunes
Titulo: “O uso da educação a distância como complemento ao ensino presencial nos cursos de Física do ensino médio.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “Propondo material de apoio à prática com simuladores no ensino/aprendizagem de eletrostática em EJA.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Ronni Geraldo Gomes de Amorim
Titulo: “Uso de planilhas eletrônicas como ferramentas auxiliares no ensino-aprendizagem de cinemática.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Joaquim José Soares Neto
Titulo: “Manual do software xcalibre para aplicação do modelo de rasch.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Maria de Fátima da Silva Verdeaux
Titulo: “Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): José Leonardo Ferreira
Titulo: ” Física de Plasma no Ensino Médio.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Maria de Fátima da Silva Verdeaux
Titulo: “Proposta de uma metodologia para o ensino da inércia no Ensino Médio utilizando os conceitos de equilíbrio dos corpos.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Antonio Carlos Pedroza
Titulo: “Uma proposta pedagógica para o ensino de ótica na EJA : nível médio.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): José Felippe Beaklini
Titulo: “LEGO® ZOOM : ferramenta para obtenção de dados experimentais na física para o ensino fundamental.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Júnio Márcio Rosa Cruz
Titulo: “Experimentando a termologia : uma proposta para o ensino de Física, em turmas de Ensino Médio.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Adriana Pereira Ibaldo
Titulo: “O ensino de inércia com desenhos animados, utilizando futurama como ferramenta lúdica.”
Defesa: Dezembro/2015
Orientador (a): Vanessa Carvalho de Andrade
Titulo: “Estruturas metodológicas direcionadas ao ensino de cinemática para educandos diagnosticados com TDAH : utilizando o modellus como interface interativa entre a teoria e a experimentação.”
Defesa: Abril/2024
Orientador (a): José Felippe Beaklini
Titulo: “Aplicativo para smartfones : ficha resumo sobre magnetismo para os alunos do 3° ano do EJA.”