O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que visa ao aperfeiçoamento de professores do Ensino Médio e Fundamental no que concerne às práticas didáticas, ao uso consistente de referenciais teóricos, à construção e ao uso de sequências didáticas no ambiente escolar. Trata-se de uma ação de âmbito nacional que se fundamenta em um ensino em redes, com coordenações locais em diversos estados brasileiros, e uma coordenação-geral, responsável pela manutenção e pela revisão das ações precípuas do curso, em particular a sua qualidade. Sendo assim, o MNPEF se divide em polos e a Universidade de Brasília (UnB) é o polo número 01.
No processo de formação dos professores no MNPEF, é necessário que eles desenvolvam uma dissertação que inclui pesquisa sobre referencial teórico e metodologia educacional, mas também produzam um material instrucional que deve ser teoricamente orientado, aplicado e avaliado em sala de aula da educação básica. O material instrucional deve ser um elemento à parte da dissertação, passível de uso por parte de qualquer outro professor que deseje aplicá-lo em suas aulas, de forma independente da dissertação. Nela, entretanto, deverá constar uma análise dos resultados da efetiva aplicação do material instrucional no contexto da sala de aula, razão pela qual exige-se dos professores que participam desta pós-graduação que estejam em atividade em sala de aula.
O curso tem 32 (trinta e dois) créditos em disciplinas de Física e de Ensino de Física, que devem ser integralizados em até 24 (vinte e quatro meses), incluindo-se aí o tempo para a defesa da dissertação. As disciplinas, no polo UnB, são oferecidas às segundas e terças-feiras, nos períodos vespertino e noturno. O processo seletivo é anual e aberto a professor em exercício na educação básica ou superior, conforme regras dos editais publicados pela SBF e pela UnB.
Disciplinas
Acompanhamento de prática em Ensino de Física | 2 Créditos |
Eletromagnetismo | 4 Créditos |
Física Contemporânea | 4 Créditos |
Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem | 4 Créditos |
Marcos no Desenvolvimento da Física | 2 Créditos |
Mecânica Quântica | 4 Créditos |
Termodinâmica e Mecânica Estatística | 4 Créditos |
Ensino
Física no Ensino Fundamental em uma Perspectiva Multidisciplinar | 4 Créditos |
Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio | 4 Créditos |
Experimental/Computacional
Atividades Computacionais para o Ensino Médio e Fundamental | 4 Créditos |
Atividades Experimentais para o Ensino Médio e Fundamental | 4 Créditos |