Aos Coordenadores, Docentes e Discentes da CIAEF, do MNPEF e do IF/UnB.
Professores de Física da Educação Básica
Comunidade de Pesquisadores em Física e seu Ensino
Membros das Comissões Organizadora, Científica e Técnica Pesquisadores interessados
É com satisfação que anunciamos a realização do evento XV Conferência Interamericana de Ensino de Física (CIAEF) e III Encontro Nacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), a ser realizado entre os dias 17 e 21 de julho de 2023, em Brasília-DF Brasil, na Universidade de Brasília (UnB).
Trata-se de um evento que integra dois eventos de grande importância no cenário do Ensino de Física interamericano e, em particular, brasileiro, apoiado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conta com o apoio de dezenas de instituições públicas de ensino superior e pesquisa do Brasil e exterior, neste ano sob a coordenação da UnB.
Estima-se receber mais de 200 professores de ensino superior, estudantes e egressos da pós-graduação e da graduação, professores da educação básica e pesquisadores interessados na Física e em seu ensino e pesquisa, vindos de toda comunidade interamericana. As Conferências Interamericanas de Ensino de Física (CIAEF) se iniciaram em 1963 e são, atualmente, realizadas a cada 2 anos, em um país diferente da região interamericana, com o objetivo de trocar experiências e definir ações para melhorar a Educação em Física considerando diferentes níveis educacionais. Em 2023, 1 comemoramos seus 60 anos.
O Conselho da CIAEF é atualmente formado por 18 membros (indicados por Associações de Professores de Física e Associações de Física), representando os países do continente americano. Em sua décima quinta edição, a Conferência Interamericana de Ensino de Física volta-se às temáticas norteadoras: (a) Formação em Física para uma sociedade inclusiva; (b) Formação em Física para a credibilidade social; (c) Ensino e aprendizagem em Física sem limitações de gênero; (d) Formação em Física para a incerteza. (e) Formação em Física no contexto das políticas educacionais (f) Formação em Física para o enfrentamento dos problemas em tempos de crise; (g) Ensino de Física e Ciências a partir da interdisciplinaridade.
O Encontro Nacional do MNPEF (En-MNPEF), em sua terceira edição e comemorando os seus dez anos de existência, é promovido pelo MNPEF, um programa brasileiro de pós-graduação de caráter profissionalizante, voltado para professores do ensino médio e básico, com ênfase principal em aspectos de conteúdos de Física e metodologias de aprendizagem; é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacitações apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do país.
O En-MNPEF possui por objetivo divulgar, compartilhar e debater novas metodologias e abordagens de atuação no ensino da Física, envolvendo a equipe de gestão nacional, coordenadores e professores do MNPEF. A ênfase está nos desdobramentos recentes da ciência, bem como conhecimentos contemporâneos de Física que podem contribuir para o aprimoramento da qualidade da Física e seu ensino. Assim, trata-se de um encontro para repensar a performance do professor em aula.
Informações importantes:
1) INSCRIÇÃO NAS OFICINAS: Os participantes já podem se inscrever nas oficinas do evento, disponíveis na área de usuário, e com vagas limitadas. Observem as datas e horários, para não haver sobreposição de inscrições.
2) PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO NO EVENTO: até 15 de maio
3) RELAÇÃO DAS OFICINAS:
Tema: Herramientas para la enseñanza de la física experimental a estudiantes ciegos
Prof. Dr. Alfredo Navarro (Universidad Técnica Federico Santa Maria, Chile)
Tema: Instrucción entre pares (sincrónico & asincrónico)
Prof. Dr. Eduardo Montero Carpio (Escuela Superior Politécnica Del Litoral)
Tema: Astro3D um software para o ensino de Astronomia
Prof. Dr. Artur Justiniano (Campus A. C. Simões)
Tema: Instrumentação para o Ensino de Física com microcontrolador Arduino
Prof. Dr. Carlos Augusto Cardoso Passos (Universidade Federal do Espírito Santo)
Tema: Experimentación remota, Experimentación virtual, Experimentación diferida
Prof. Dr. Fernando Ureña Elizondo (Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica)
Prof. Dr. Carlos Arguedas (Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica)
Profa. Dra. Sonia Concari (Universidad Nacional de Rosario)
Tema: El teléfono inteligente y la computadora en el Laboratorio
Prof. Dr. Héctor Riveros (Universidad Nacional Autonoma De Mexico)
Tema: Análisis de imágenes experimentales como recurso para mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje
Prof. Dr. Otto Hurtarte (Universidad San Carlos, Guatemala)
Tema: Possibilidades de utilização de simuladores, whatsapp e softwares de plotagem de gráficos no Ensino
Prof. Eliano Soares da Silva (Instituto Federal da Bahia)
Tema: Estrategias de aprendizaje activo para enseñar física a nivel escolar y universitario
Profa. Dra. Carla Hernández (Universidad de Santiago de Chile)
Tema: Relato de experiência da UnB com o projeto internacional World Pendulum Alliance
Profa. Dra. Alice Melo Ribeiro (Universidade de Brasília)
Tema: Construir un modelo dinámico de sólido, líquido y gas.
Profa. Dra. Luz María Moya Rodríguez (Universidad de costa Rica)
Tema: Diseño Didáctico de Actividades de Tipo Experiencial (Tl) para el Aprendizaje de Física
Profa. Dra. Maite Andrés (Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Venezuela)
Tema: Bases da nanotecnologia para professores de Ciências da Natureza
Profa. Dra. Monica de Mesquita Lacerda (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Tema: Construindo um músculo artificial
Profa. Dra. Simone Da Graça De Castro Fraiha (Universidade Federal do Pará)
Inscrevam-se e participem: https://is.gd/XVCIAEF_IIIMNPEF
Contato: ciaef15mnpef10@gmail.com