Sem Título 2

 

 

 

 

 

Objetivos

Objetivos

Capacitar uma ampla parcela de professores(as) da Educação Básica, em nível de mestrado, fornecendo-lhes domínio de conteúdos de Física e técnicas de ensino avançadas, visando aprimorar a qualidade do ensino e promover a formação de profissionais comprometidos e qualificados

Valores

Visão

Ser reconhecido como um programa referencial no Brasil, destacando-se pelo impacto positivo na formação de professores de Física e no aperfeiçoamento do ensino nas escolas, através de projetos de pesquisa, extensão e produtos educacionais voltados para a melhoria da educação em ciências.

Missão

Valores

  • Excelência Educacional.
  • Inovação e Pesquisa.
  • Integração a Comunidade Transparência

 

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O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que visa ao aperfeiçoamento de professores do Ensino Médio e Fundamental no que concerne às práticas didáticas, ao uso consistente de referenciais teóricos, à construção e ao uso de sequências didáticas no ambiente escolar. Trata-se de uma ação de âmbito nacional que se fundamenta em um ensino em redes, com coordenações locais em diversos estados brasileiros, e uma coordenação-geral, responsável pela manutenção e pela revisão das ações precípuas do curso, em particular a sua qualidade. Sendo assim, o MNPEF se divide em polos e a Universidade de Brasília (UnB) é o polo número 01.

 

No processo de formação dos professores no MNPEF, é necessário que eles desenvolvam uma dissertação que inclui pesquisa sobre referencial teórico e metodologia educacional, mas também produzam um material instrucional que deve ser teoricamente orientado, aplicado e avaliado em sala de aula da educação básica. O material instrucional deve ser um elemento à parte da dissertação, passível de uso por parte de qualquer outro professor que deseje aplicá-lo em suas aulas, de forma independente da dissertação. Nela, entretanto, deverá constar uma análise dos resultados da efetiva aplicação do material instrucional no contexto da sala de aula, razão pela qual exige-se dos professores que participam desta pós-graduação que estejam em atividade em sala de aula.

 

O curso tem 32 (trinta e dois) créditos em disciplinas de Física e de Ensino de Física, que devem ser integralizados em até 24 (vinte e quatro meses), incluindo-se aí o tempo para a defesa da dissertação. As disciplinas, no polo UnB, são oferecidas às segundas e terças-feiras, nos períodos vespertino e noturno. O processo seletivo é anual e aberto a professor em exercício na educação básica ou superior, conforme regras dos editais publicados pela SBF e pela UnB.

 

 

Hístoria

 

 Em Breve....

 

 

Equipe PPGEF